Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
DNIT inicia concretagem das primeiras peças para a ponte do Rio Tubarão/SC
Notícia publicada em: 19/12/2014


Primeiras concretagens de vigas que sustentarão a nova estrutura começaram nesta semana. Bate-estacas, que chegou na semana passada, iniciou trabalhos nesta quarta-feira, 17.





O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou nesta quarta-feira, 17, a concretagem das primeiras vigas para compor a piste elevada, para a nova ponte, dentro do canteiro de obras próximo da SC-390. O bate-estacas, que chegou na semana passada, também entrará em operação.

Nesta segunda-feira, 15, o DNIT finalizou a retirada da antiga ponte sobre o Rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul catarinense. O consórcio EnCi (Engedal-Cima), realizou os trabalhos de retirada iniciados no início do mês de outubro. Agora, com a frente de obras aberta, começa a construção da nova travessia sobre o rio.

Foram retirados 2.216 metros cúbicos de concreto, utilizado para construir os quatro pilares e os 340 metros de extensão da antiga ponte. Foram necessárias 173 viagens de caminhões basculantes, numa média de 12,8 metros cúbicos de material transportado por vez. Os rejeitos da retirada da antiga ponte serviram como base para construção de via municipal em Tubarão. A ferragem retirada foi toda reciclada.

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos será responsável pela adequação da ponte, do traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o rio Tubarão. A estrutura está localizada no km 337,03 da rodovia federal, no município catarinense de Tubarão, entre os barros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura atual será removida e uma nova será construída. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.

Cuidados – As frentes de obras para construção da nova ponte sobre o Rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul catarinense, contam com tapumes para isolar a movimentação de trabalhadores e equipamentos dos pedestres e motoristas. Esse isolamento foi feito nas margens da SC-390, na margem direita do rio e da rua Cândido Darela, margem esquerda.

As divisórias demarcam as frentes de obra, onde o acesso é permitido somente para pessoal autorizado, envolvido no empreendimento. A entrada de pessoas não autorizadas e treinadas expõe ao risco de acidentes, vista a movimentação de equipamentos, içamento e instalação de partes móveis em altura.


 

 

Galeria de Fotos

   
19/12/2014 - DNIT inicia concretagem das primeiras peças para a ponte do Rio Tubarão/SC
19/12/2014 - Atenção redobrada no km 312,9 da BR-101 Sul catarinense, em Laguna
19/12/2014 - Verão na BR-101 Sul: cuidados ao viajar durante à noite
03/12/2014 - BR-101 Sul terá trânsito sobre viaduto de Barbacena nesta quarta-feira
18/11/2014 - BR-101 requer cuidados entre o km 308 ao km 312, em Laguna/SC
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - CNEC