Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
Pavimento está na metade da galeria do Morro do Formigão
Notícia publicada em: 13/10/2014


Construção da pista de sentido Norte-Sul, no novo túnel da BR-101/SC, em Tubarão, tem 265 metros executada. Ventiladores exaustores estão no canteiro, aguardando instalação.



O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) chegou aos 265 metros de pavimento rígido instalado na futura pista do túnel de transposição do Morro do Formigão, na BR-101 Sul catarinense. O consórcio das empresas JDantas e Novatecna, contratado para a obra, também faz a construção da passarela de pedestres, instalação elétrica no teto da galeria e prepara o emboque Norte para o começo da pavimentação.

A meta é concluir a aplicação de concreto usinado dentro da galeria na primeira quinzena de outubro. Para a construção do piso rígido, o DNIT – através do consórcio de empresas, instala o concreto usinado em duas etapas: na primeira, deposita e nivela o concreto nos bordos da pista, formando dois corredores. Após a secagem, é preenchido o centro do pavimento, nivelando todo o conjunto. O processo se repete para preencher toda a extensão do túnel.

As obras do túnel tem 900 metros de extensão, sendo 530 metros de galeria escavada e 370 metros de acessos – 210 metros no Norte, e 160 metros no Sul. O empreendimento faz parte da segunda etapa da duplicação da BR-101 Sul catarinense, à qual tem a Ponte da Travessia do Canal de Laranjeiras e a Travessia Urbana de Cabeçuda, ambas em Laguna.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra de transposição de maciços rochosos ao longo da duplicação no Trecho Palhoça/SC - Osório/RS. As outras três estão  liberadas ao tráfego de veículos:  dois túneis no Morro Alto, em Maquiné/RS, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o Km 67,460 e o Km 69,297, em Maquiné, no Rio Grande do Sul. O terceiro, com 1.014 metros de extensão, está no Morro Agudo, em Paulo Lopes, no Km 257,2 do trecho catarinense.

 


 

 

Galeria de Fotos

   
13/10/2014 - Pavimento está na metade da galeria do Morro do Formigão
07/10/2014 - Trecho de pistas do Contorno de Araranguá ganha defensas metálicas
01/10/2014 - Segmentos duplicados da BR-101 recebem melhorias na sinalização horizontal
01/10/2014 - Com quarta faixa, Morro dos Cavalos terá nova sinalização
24/09/2014 - ESGA realiza DSEs para trabalhadores do Morro dos Cavalos
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - CNEC