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DNIT/SC dá continuidade para construção de calçadas em Tubarão
Notícia publicada em: 18/01/2018

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) dá sequência, nesta semana para a construção de passeios públicos em via lateral da BR-101 Sul. A autarquia segue com trabalhos para finalizar a plataforma no aglomerado urbano de São Cristóvão, próximo ao km 342 da rodovia federal. As atividades estão alocadas no bordo esquerdo – paralelo ao sentido Sul-Norte, junto do fluxo de pedestres e veículos, situação que requer atenção redobrada. 


Os serviços construtivos estão próximo da finalização na rua lateral direita, entre a empresa cerâmica Itagrês até o final do bairro. Ali restam apenas detalhes estéticos – como a limpeza de madeira e concreto usados – e a aplicação de gramíneas em leivas para evitar processos erosivos. O projeto de melhorias para pedestres que circulam pela comunidade contempla a construção de 2,8 mil metros de calçadas, sendo que 2,2 mil metros estão disponíveis para circulação. Estas estruturas pertencem ao lote de Obras Remanescentes à duplicação da BR-101 Sul/SC. 


Trabalhadores e equipamentos estão alocados sobre a pista, com estreitamento em faixa de rolagem da via lateral. Toda a frente está sinalizada e identificada, requerendo atenção redobrada dos motoristas e comunidade. Todas as atividades vão continuar nos próximos dias, dentro das condições de tempo estável. 


A construção dos passeios públicos (calçadas) em aglomerados urbanos lindeiros da BR-101 Sul catarinense faz parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental (PBA) das obras de duplicação. 


O programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.

 

 

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