Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
ESGA realiza DSEs para trabalhadores do Morro dos Cavalos
Notícia publicada em: 24/09/2014


Diálogos Semanais de Excelência, os DSEs, abrem espaço para comunicação e sensibilização para os trabalhadores envolvidos na construção da quarta faixa de rolagem na BR-101, em Palhoça. Conteúdos são específicos sobre o Componente Indígena e sobre normas de segurança e da saúde do trabalhador.



A Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), contratada pelo DNIT para atuar na duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC - Osório/SC, tem realizando, desde maio, oficinas de conscientização para trabalhadores das obras da construção da quarta faixa no Morro dos Cavalos. Nos Diálogos Semanais de Excelência, os DSEs, um dos canais de comunicação entre o empreendedor e os profissionais que atuam na obra, são apresentados e debatidos o conteúdo do Componente Indígena e sobre as normas de segurança e saúde do trabalhador. De maio a setembro, foram realizados 15 DSEs com os 30 trabalhadores envolvidos na obra.

Segundo a educadora ambiental da ESGA, Nilvana Koppe, as oficinas proporcionaram aos trabalhadores um novo significado aos  conceitos sobre a Comunidade Indígena do Morro dos Cavalos. “O DSE, de forma inédita em obras rodoviárias, oportunizou aos trabalhadores  estarem em uma aldeia e receberem o conhecimento diretamente de um líder indígena, o que estabeleceu participação reflexiva e ativa na aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos”, afirma Nilvana.

O momento inédito aconteceu no dia 21 de agosto com a realização do DSE na Aldeia Guarani no Morro dos Cavalos, a pedido da cacique Eunice. Nessa encontro estiveram 30 trabalhadores, que conheceram a aldeia, os costumes e detalhes dos rituais religiosos, inclusive com o privilégio de visitarem a Casa de Reza, local das celebrações. “Essa é uma obra diferenciada por ser em Terra Indígena. Muito se tem falado em respeito às comunidades lindeiras que são as afetadas pelas obras e, nesse caso, é importante que os trabalhadores conheçam um pouco sobre a cultura e modo de vida do povo Guarani, pois a construção da 4ª faixa está dentro da terra onde vivem os índios da etnia Guarani”, explica Nilvana.

O Diálogo Semanal é um encontro de uma hora com a equipe de Educação Ambiental (EA) e de Comunicação Social (CS) da ESGA, a qual repassa informações sobre a comunidade indígena e sobre as normas de segurança e saúde do trabalhador. São utilizadas dinâmicas de grupo para transformar comportamentos e hábitos durante a obra, como a valorização da vida enfatizando o uso adequado dos EPIs, código de boa conduta entre os colegas de serviço, com os usuários da rodovia e com a comunidade indígena.

Todos os 30 trabalhadores da terraplanagem, supressão de vegetação e motoristas da primeira fase de obras participaram das atividades  propostas. As oficinas também levaram o conteúdo do componente indígena para técnicos e engenheiros do DNIT e da empresa SETEP Construções, contratada para a construção da quarta faixa.

 


 

 

Galeria de Fotos

   
24/09/2014 - ESGA realiza DSEs para trabalhadores do Morro dos Cavalos
24/09/2014 - Pista em concreto chega aos 40 metros no interior do túnel do Morro do Formigão
23/09/2014 - Programa de Apoio às Comunidades Indígenas Guarany
26/08/2014 - Interrupção da BR-101, no Bananal, ficará para quarta-feira, 27
25/08/2014 - BR-101/SUL: ATENÇÃO PARA BLOQUEIO DO TRÁFEGO NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 26
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - CNEC