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DNIT/SC tem 2,2 mil metros de passeios públicos construídos em Tubarão, na BR-101
Notícia publicada em: 04/01/2018

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) tem construídos 2,2 mil metros de plataforma para passeio público (calçada) executadas na via lateral da BR-101 Sul, em Tubarão. A frente de obras complementares à duplicação da rodovia federal está localizada no km 342 ao km 344, dentro do aglomerado urbano de São Cristóvão. A metragem construída equivale a 78,6% do total de 2.800 metros de passeios que serão disponibilizados aos pedestres. Os trabalhos para finalizar o montante continuarão a partir da próxima segunda-feira, 08 de janeiro. 


A plataforma de concreto está inserida no aglomerado urbano lindeiro ao bordo direito da rodovia federal (sentido Norte-Sul). Os pedestres que circulam pelo segmento já podem utilizar as calçadas, resguardando as orientações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como não circular com bicicletas ou estacionar veículos sobre o passeio. 


Restam trabalhos estéticos e de limpeza nos restos de obras, bem como a cobertura de taludes escavados, com uso de gramíneas – para evitar processos erosivos e assoreamento no sistema de captação da água das chuvas. Essas atividades vão interromper a circulação de pessoas sendo a movimentação restabelecida no final do período de serviços.


A construção dos passeios públicos (calçadas) em aglomerados urbanos lindeiros da BR-101 Sul catarinense faz parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental (PBA) das obras de duplicação. 


Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.


 

 

 

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